domingo, 24 de janeiro de 2010

A lucidez perigosa - Clarice Lispector

Estou sentindo uma clareza tão grande
que me anula como pessoa atual e comum:
é uma lucidez vazia, como explicar?
Assim como um cálculo matemático perfeitodo qual,
no entanto, não se precise.
Estou por assim dizer vendo claramente o vazio.
E nem entendo aquilo que entendo:
pois estou infinitamente maior que eu mesma,
e não me alcanço.
Além do que: que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano– já me aconteceu antes.-
Pois sei que
– em termos de nossa diária e permanente acomodação resignada à irrealidade –
essa clareza de realidade é um risco.
Apagai, pois, minha flama, Deus,
porque ela não me serve para viver os dias.
Ajudai-me a de novo consistir dos modos possíveis.
Eu consisto,
eu consisto, amém.

Um comentário:

Jeanzera disse...

Além do que: que faço dessa lucidez?
Sei também que esta minha lucidez
pode-se tornar o inferno humano– já me aconteceu antes.