sexta-feira, 10 de julho de 2009

Observar - Paulo Zebeu

Hoje, não vence o mais forte. Vence aquele que assimila recursos, observando mais.
Sobrevive, assim como na natureza, o que desenvolve sua capacidade de prestar atenção em tudo, absorvendo através dos sentidos os princípios básicos das leis naturais, criando e desenvolvendo do nada tudo o que for necessário para a sobrevivência.
Vocês já observaram o quanto os animais utilizam a observação para sobreviver?
Assim como eles, devemos recuperar nossa capacidade de observar.
Observar é como olhar sem ver, ouvir sem escutar, tatear sem tocar; é sentir o perfume invisível.
Todos já devem ter vivido situações em que a observação lhes trouxe uma maior compreensão da vida. Mas, com certeza, você também absorveu muito à sua volta, de forma desordenada, inconsciente e sem critério, perdendo o controle de sua mente e de seus pensamentos.
Os excessos que cometemos no vestir, no comer, na expressão de nosso comportamento, são alguns dos principais sintomas da falta de observação. A falta de observação dos nossos movimentos e do meio em que vivemos nos fazem cegos e alimenta nosso comodismo. Acostumamo-nos com tudo como está, inclusive a sujeira, a desordem, o lixo, as coisas quebradas e, esquecemos o que é belo.
Como se não bastasse, acabamos nos acostumando com o desrespeito, o desprezo, a humilhação, perdendo a dignidade. Tudo isso, pela falta de observação.
Observar é prestar atenção em tudo com interesse sincero de avaliar, comparar e distinguir os movimentos da vida para expandir os sentidos. É penetrar em nossos movimentos continuamente buscando o equilíbrio em nossas atitudes; o resto é conseqüência.
Observar é expandir nossos sentidos de forma consciente e prestar a atenção no que está acontecendo à nossa volta.

do livro “Cinco regras para vencer seus limites”

Nenhum comentário: