segunda-feira, 6 de julho de 2009

Pare de fugir da responsabilidade - Andrew Mathews

“As pessoas que fazem amizades facilmente não passam o tempo culpando outras pessoas.
Se eu te convido para jantar fora e passo a noite culpando minha família,
meu chefe, a vizinhança – e você – por meu estilo de vida depressivo,
você não vai ficar lá muito ansioso pelo próximo convite, vai?
Portanto este é um importante motivo para você evitar viver culpando o mundo: seus amigos se cansam de você! Outro motivo para você assumir a responsabilidade pela própria vida é igualmente importante: nossa vida nunca funciona enquanto continuamos a culpar os outros.
Todas as vezes que você culpa outra pessoa, não aprende nada e as coisas não mudam.
Quantas vezes você não disse ou ouviu frases do tipo: “não é minha culpa!”, “não consigo evitar isso!”, “a culpa é da professora!”, “ninguém me entende!”, “a culpa é do governo que deveria fazer alguma coisa!”, “ninguém liga pra mim!”, e por aí afora.
Isso é conversa de perdedor. A idéia central por trás de tudo isso é: “não tenho culpa por essa situação, portanto não vou corrigi-la”. Infelizmente, porém, enquanto culpamos os outros, o problema nunca se resolve e os “problemáticos” permanecem frustrados e infelizes.
Se você não consertar sua vida, quem o fará? A escolha é exclusivamente sua.
Ninguém pode fazê-lo infeliz sem que você permita isso.
Não importa o que alguém diz ou faz, porque é você quem escolhe como vai reagir. Não culpar os outros também significa assumir a responsabilidade por suas ações. Se você for sincero consigo mesmo, vai escolher onde estar, o que dizer, como reagir. Vai escolher tudo em sua vida: suas companhias, seu emprego, seu par, seus pensamentos.
E quanto mais cedo você admitir que a escolha é sua – que só depende de você –
mais cedo vai começar a viver plenamente”.
do livro “Faça Amigos"


Nenhum comentário: